Uveítes

Voltar
Uveítes

Uveíte é uma doença inflamatória que pode comprometer totalmente a úvea ou uma de suas partes (íris, corpo ciliar e coróide). Em alguns casos, a inflamação atinge também o nervo ótico e a retina.

A uveíte é classificada em anterior, intermediária e posterior, conforme o segmento ocular em que o distúrbio se manifesta, e pode ocorrer num olho ou nos dois olhos.

Olho vermelho, embaçamento visual e dor são sintomas comuns nos quadros de uveítes. Estabelecer o diagnóstico diferencial é de extrema importância, uma vez que as uveítes, quando não tratadas, podem comprometer a visão definitivamente. O diagnóstico diferencial também é importante para determinar as enfermidades sistêmicas, reumatológicas ou neoplasias que podem ser a causa primária de graves alterações oculares.

Os sinais e sintomas das uveítes às vezes se assemelham aos da conjuntivite, como olhos vermelhos e dor ocular, porém geralmente a uveíte costuma ser bem mais grave do que uma conjuntivite. Sempre que aparecer hiperemia ocular (olhos vermelhos), dor ocular ou qualquer outro sintoma, se deve procurar imediatamente um oftalmologista especialista.

No tratamento da uveíte são indicados antiinflamatórios (corticóides) em forma de colírios, medicamentos antiinfecciosos e comprimidos para diminuir a inflamação. Em casos raros, e frequentemente bem difíceis, utilizam-se os imunossupressores para regular a imunidade dos pacientes.


Hospital Vilar - Todos os direitos reservados