Pterígio

Voltar
Pterígio

O pterígio é uma pequena membrana avermelhada na superfície do olho que se prolifera em direção à córnea, podendo causar irritação, ardor, coceira e sensação de cisco no olho, além de muita sensibilidade à luminosidade.

O pterígio se desenvolve na córnea e é muito comum entre a população que convive com altas temperaturas. Se o pterígio evoluir a ponto de causar incômodos e prejudicar a visão, as formas de tratamento se resumem ao uso de colírio para amenizar alguns sintomas, como a irritação e o ardor, e a cirurgia, único procedimento capaz de tratar o pterígio. Além de prejudicar a visão e virar um incômodo constante, a doença também pode se tornar um problema estético, já que, em alguns casos, a membrana cresce sobre a córnea, deixando-a esbranquiçada.

Diferentes técnicas cirúrgicas podem ser utilizadas. No entanto, a técnica que utiliza o transplante conjuntival (exérese de pterígio e reconstrução com transplante de conjuntiva) é a que apresenta as menores taxas de recidiva (novo crescimento do pterígio após sua remoção cirúrgica).

O uso da moderna cola biológica (adesivo de fibrina) na cirurgia do pterígio torna o processo cirúrgico e o pós-operatório mais rápido e menos agressivo, dispensando a necessidade dos pontos cirúrgicos, principal causa de irritação e desconforto pós-cirúrgico. O adesivo de fibrina utiliza substâncias coagulantes comuns no sangue humano, permitindo que o local da cirurgia seja colado em vez de suturado, o que proporciona uma cicatrização mais rápida e confortável.


Hospital Vilar - Todos os direitos reservados