Oftalmopediatria

Voltar
Oftalmopediatria

As crianças também podem apresentar problemas sérios nos olhos. A oftalmopediatria é a especialidade da oftalmologia que diagnostica e trata uma grande variedade de alterações oculares, que podem se manifestar nas crianças. Os cuidados com a visão são importantes em todas as fases da vida, sendo que a prevenção deve começar após a alta da maternidade com o teste do olhinho. O teste do olhinho é um exame realizado em bebês, e que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível.

Na infância uma série de alterações oculares podem ser encontradas nas crianças como: estrabismo, catarata e glaucoma congênitos, grau elevados (necessidade do uso de óculos) e etc. A grande maioria dessas patologias oculares apresenta boa evolução, desde que diagnosticadas e tratadas o mais precocemente possível.

O ideal é que crianças menores de dois anos sejam levadas a cada seis meses ao oftalmopediatra e as maiores de dois anos façam o exame anual, porém uma criança pode ser examinada em qualquer idade e a qualquer momento, quando os pais apresentam alterações visuais ou oculares importantes (glaucoma, estrabismo) caso apresentem má formação nos anexos (pálpebras, cílios e etc.), baixo rendimento escolar, falta de concentração, irritações oculares, dor de cabeça e lacrimejamento quando realiza esforço visual e suspeita de baixa visão em um ou ambos os olhos.

Texto não disponível


Hospital Vilar - Todos os direitos reservados