“Minha vida mudou completamente”, diz paciente após cirurgia de correção de grau

Voltar
“Minha vida mudou completamente”, diz paciente após cirurgia de correção de grau

Corrigir problemas e distorções na visão, como miopia, astigmatismo e catarata, é algo que muitas pessoas desejam - ainda mais com a possibilidade de deixarem de lado os óculos de grau. Esse sonho pode sim ser obtido através de cirurgias a laser para correção de grau, mas muitos pacientes ainda têm dúvidas sobre a segurança e qualidade dos diferentes tipos de procedimentos.

O servidor público Ytalo Vasconcelos era uma dessas pessoas. Após quase 20 anos utilizando óculos, e após desenvolver 7 graus de miopia, ele optou por realizar a cirurgia de correção de grau, algo que lhe permitiu desenvolver novas possibilidades e desenvolver mais a sua autoestima.

“Desde os 7 anos de idade, eu usava óculos e isso limitava muito minha infância. Não conseguia fazer atividades como jogar bola, nadar ou brincar na piscina. Após realizar a cirurgia refrativa aos 26 anos, minha vida mudou completamente. Além de poder praticar esportes, minha autoestima melhorou e me sinto mais feliz”, destacou o paciente.

Ytalo conta ainda que antes da cirurgia houve uma preocupação em como o procedimento iria repercutir no futuro, devido ao histórico familiar de problemas oftalmológicos. Mas tudo foi superado com o apoio de sua oftalmologista de confiança, que o acompanhou durante todo o atendimento e o ajudou a tirar muitas dúvidas.

“Como a minha família sempre teve problemas oftalmológicos, eu tinha muito medo, muito receio. Então, a doutora me deu toda a segurança e todo o conforto, e também respondeu todas as minhas dúvidas. Hoje eu sou muito grato ao Hospital Vilar e a doutora Amanda, por todos terem me dado esse suporte”, complementou.

De acordo com o Dr. César Vilar, oftalmologista e Diretor Médico do Vilar Hospital de Olhos, da Rede Vision One, os processos de cirurgia a laser são seguros e agem com precisão na correção de muitos distúrbios visuais.

“A cirurgia de correção de grau, também conhecida como cirurgia refrativa, é um procedimento rápido e indolor que usa um aparelho de laser muito preciso para corrigir o grau que cada olho precisa para atingir a melhor visão, sendo indicada para tratar miopia, hipermetropia, astigmatismo e, em alguns casos, presbiopia”, afirma o médico.

Existem três diferentes técnicas aplicadas na cirurgia refrativa, cada qual recomendada de acordo com o problema do paciente:

- PRK: técnica na qual o laser atua diretamente na superfície da córnea;

- LASIK: uma fina camada superficial de córnea é separada para permitir que o laser seja aplicado em uma camada um pouco mais profunda. Essas duas primeiras corrigem igualmente o grau, havendo algumas particulares caso a caso. O PRK tem recuperação visual mais lenta que o LASIK;

- SMILE: usa um tipo diferente de laser (laser de femtosegundo) para delinear uma camada de córnea a ser retirada manualmente. Também tem recuperação rápida, mas não trata todos os graus.

Mitos e verdades sobre cirurgias refrativas

Ainda segundo o Dr. César, muitos mitos ainda persistem sobre as cirurgias refrativas, mesmo esse procedimento sendo bem comum na área oftalmológica. A seguir elencamos algumas dúvidas e respostas sobre esse tema:

- A cirurgia a laser é perigosa?

Não. Esse tipo de procedimento cirúrgico já existe há mais de 20 anos e é muito seguro e previsível.

- O procedimento só é adequado para pessoas jovens?

Não. A cirurgia pode ser feita em pacientes acima de 40 anos e até em pacientes idosos com excelentes resultados.

- A correção de grau muda a cor dos olhos?

Não. A cirurgia refrativa não muda a cor dos olhos.

- O grau volta após a cirurgia?

Na enorme maioria das vezes, não. Porém o grau da pessoa pode continuar progredindo lentamente ao longo dos anos. Caso seja necessário, é possível aplicar o laser novamente.


Hospital Vilar - Todos os direitos reservados